Com a preparação para os acasalamentos há a necessidade de preparar os ninhos, fundamentais para uma boa criação. No meu caso, do ano passado sobrou-me muito material para os ninhos, bem como ninhos de corda. Caso isso não tivesse acontecido era necessário ir comprar esses materiais. Acontece que, mesmo quando temos guardado de um ano para o outro, ou quando compramos numa casa da especialidade, não temos a garantia de que não existem parasitas tanto nos ninhos de corda como no próprio material de construção do ninho propriamente dito, e que depois nos vão infestar as criações e o canaril. E todos sabemos em que condições essas coisas são guardadas em determinadas lojas!
Para prevenir a introdução de parasitas ou outra bicharada no canaril, o que eu faço é meter o material e os ninho de corda no microondas! Os ninhos de corda agrupo-os em 10, e meto-os no microondas durante um minuto. O material de ninho meto-o numa taça de vidro, das que podem ir ao microondas e também leva um minuto de calor! Assim tenho a certeza de que não resiste nada, morre tudo o que possa existir!!
Passado esse tempo, retiro, deixo arrefecer e secar, pois ficam um pouco húmidos, e guardo-os em sacos plásticos individuais, devidamente fechados. Só depois é que entram no canaril, usando apenas a quantidade necessária de cada vez.
Este processo simples e rápido evita a propagação de piolhos e parasitas, que podem vir de fora, eliminando assim um possível motivo para que as criações não corram como desejado.
Como diz um grande criador e juiz internacional no seu blogue, "Espero ter ajudado"
Cumprimentos,
Rui
Olá Rui tudo bem?
ResponderEliminarE uma boa técnica obrigado pela técnica.
Espero que tenhas umas boas criações.
Abraço