Seguidores

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um pequeno Milagre - BACITRACINA



Boa tarde!

Após este tempo de interregno venho hoje aqui contar uma experiência que tive com uma das minha aves. Aconteceu que, uma dos canários me apareceu no fundo da gaiola com uma pata inchada, bastante inchada. Imagino que tenha ficado presa em qualquer zona da gaiola. 
A pata inflamou e ganhou pus, acabando por ficar colada às penas. Por várias vezes a descolei... Para salvar a ave pensei várias vezes em lha cortar, tal era o estado em que estava. Parecia que tinha "elefantiase" (creio que há uma doença que se chama assim, em que as patas incham muito...).

Entretanto, por outras razões tomei conhecimento da existência de uma pomada anti-inflamatória, com vitamina A, chamada BACITRACINA.



Decidi aplicar-lha. Após a primeira aplicação já se notaram melhoras. Depois de mais duas aplicações, da pata descolou um cascão e a pata ficou como mostra a primeira fotografia e a que vem a seguir...


Foi como um milagre. Acabei por cortar a anilha pois não pensei que recuperasse tão rápido como recuperou, mas não era necessário tê-lo feito.

Fica a recomendação para esta pomada milagrosa, que se eu não visse como a pata estava e como ficou nem me acreditava que era a mesma... só tenho pena de não a ter fotografado, mas da forma em que estava a minha preocupação foi curá-la, como devem imaginar.

Cumprimentos,
Rui

7 comentários:

  1. Boas rui, de facto esta pomada é muito boa para os problemas nas patas das aves. Eu sempre coloquei o canasten, tanto em picadas de mosquito, como em diversos problemas nas patas. Um dia, como não tinha canasten e havia a bacitracina por casa, foi o que coloquei e a diferença é que cicatriza muito mais rápido que com o canasten. A partir desse dia, sempre que surge algum problema BACITRACINA, é o que aconcelho.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela partilha. Desconhecia essa pomada.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar
  3. Boas, Rui
    Obrigado pela partilha, agora vou-te contar como resolvi um problema numa pata dum canário.
    Estava o canário no chão da voadeira a tentar tirar a anilha, achei estranho e fui vê-lo, tinha a pata inchada e vermelha, limpei com soro fisiológico e pus Bepanthene plus, que era o que havia cá por casa e o assunto ficou resolvido, talvez seja mais uma pomada para tratamento das nossas aves.
    Abraço, Francisco Gonçalves

    ResponderEliminar
  4. Sempre utilizo a pomada CREMA 6A, cuja associação da bacitracina com neomicina trata todo o espectro de bactérias gram positivas e gram negativas comuns nas lesões de pele e mucosas.
    Além disso é analgésica, antiinflamatória, antimicótica e antipuriginosa.
    Excelente pomada.

    ResponderEliminar
  5. Olá Essa veia que fica no pé do canário é normal ?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite, estou desesperada! Meu filhote de belga com uns 20 dias ficou com o dedo enrolado no ninho, q prendeu o sangue desde q ele nasceu (os 3 dedos da frente) ai os dedos estao pretos, parecendo mortos. Ele ja quer sair do ninho mas nao tem movimentos nestes dedos. Acha q a pomada resolve? Obg!
    Isabella

    ResponderEliminar
  7. Olá! Tenho um canário lindo e hj percebi q ele estava com só uma pata no puleiro. Aí consegui pegar ele para aparar as unhas e tirei umas fotos das patas.Não sei se tem algum problema. Mas, não estão tão bonitas qto as do seu pássaro.

    ResponderEliminar

Mensagens populares