Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2013

Alta cozinha no canaril: Germinado Cozido!

Boas tardes!


Este ano fiz algumas alterações ao procedimento normal para a época de criação. Uma das alterações foi cozer o germinado em vez de o germinar!





Até agora só vejo vantagens:

- Menos trabalho pois cozo uma porção suficiente para uma semana, pelo menos.

- Não é preciso andar a mudar a água ao germindado, todos os dias enquanto germina.

- Coze em 8-9 min, depois é congelado, sendo descongelada a quantidade necessária para aquele momento. O tempo de cozedura tão curto previne a perda de nutrientes, tal como aconteceria de cozesse durante mais tempo. Estes 8-9 min de cozedura foram-me aconselhados por dois veterinários! Eu julgava que eram precisos mais de 20 min, e aí sim, perde-se o que de melhor as sementes tem!

- Descongela em 10 min, ou se for necessário em alguns segundos bastando colocar debaixo de água corrente. Claro que a descongelação ao natural é mais saudável. 

- Como o germinado cozido fica húmido, é possivel adicionar papa seca seca, evitando assim os inconvenientes de obrigar os pássaros a comerem mais papa humida (gorda) 


Mas a principal vantagem é que

- Não há o perigo de as sementes ganharem fungos! Pois a mim não me convence, ou se germinam as sementes que se vão servir nesse momento, ou se o germinado é guardado, nem que seja no frigorifico, é certo que vai ganhar fungos!

Depois de cozido fica assim:






Falta dizer que eu uso germinado branco! ;)

Boas criações!

Rui     

13 comentários:

  1. Boa noite Rui,

    Eu também cozo o meu germinado, mas eu cozo mesmo o germinado.
    Faço todo o processo de germinação das sementes e só depois cozo durante os 10 minutos.

    Julgo que como está a fazer, apenas acaba por dar as aves semente cozida e não germinado cozido.

    É apenas a minha opinião, no entanto em tudo o resto tenho a certeza que tem toda a razão, esta é a melhor maneira de evitar os fungos e conseguir dar germinado saudável.

    Cumprimentos,
    João Magarreiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia João Magarreiro!

      É verdade que o que eu dou são sementes para germinar cozidas, não dou sementes germinadas cozidas! Se as germinasse tinha o dobro do trabalho, coisa que não me interessa!

      Rui

      Eliminar
  2. Boa tarde Sr rui!

    Desde já os meus parabéns por este excelente blog e pela qualidade que o senhor apresenta! É sem duvida a primeira vez que oiço falar em germinado cozido e com o comentário anterior ainda fiquei um pouco mais porque não sei até que ponto e que nos dois casos estaremos a dar todos os minerais necessários as nossas aves, e se estaremos a retirar ao máximo os ingredientes que podemos tirar do germinado!

    Cumprimentos

    Fábio Batista

    http://avesbatista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Fábio, a questão que coloca é interessante e pertinente!

      Eu também tinha essa duvida mas tive o cuidade de me certificar com dois veterinários e ambos me disseram que o tempo de cozedura não podia ultrapassar os 10 minutos, para não se perder o que o germinado tem de melhor.

      É evidente que se perde alguma coisa, mas isso pode ser compensado... o que se ganha e muito é na eliminação dos fungos, e para mim não há nada que pague isso. O germinado é muito bom mas é um autentico viveiro para os fungos!!

      Rui

      Eliminar
  3. Boas!
    Parabéns pelo seu Blogue.
    Em relação as sementes de germinar,ficam de molho antes de serem cozidas?
    Abraço
    Ricardo FM.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Ricardo!

      Não. Lavo-as, meto-as em àgua a ferver, fervem 8-9 min, passo por agua fria, meto nos recipientes, deixo arrefecer e congelo! Fácil!

      Rui

      Eliminar
  4. Olá Rui, quero por uma questão.
    Dá para cozer germinado preto?
    cumprimentos e obrigado

    ResponderEliminar
  5. Olá uma questão a quantidade de papa a juntar ao germinado ?

    ResponderEliminar
  6. Germinado cozido é optima solução para evitar os fungos.
    Basta termos atenção ao tempo de cozedura 8-9 minutos.

    ResponderEliminar
  7. Ola Rui o germinado nao o cozo so que quando o ponho a germinar ( 1 litro de agua uma colher de sopa de lexivia ) e o que fasso a anos e tenho-me dado bem

    abraco Mario

    ResponderEliminar
  8. muito Boa tarde sou novo aqui uma pergunta para cozer o germinado Antes tem que se lavar ou nao e necessario obrigada continuacao

    ResponderEliminar
  9. eu tnho uma maquina para selar sacos para ir ao congelador coisa que tambem tira todo o ar que esta dentro do saco acho que e uma Boa maneira para o congelar ou estarei enganado obrigada

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde RUI
    Penso que realmente poupa-se muito tempo fazendo como o amigo faz
    tanto mais que se pode fazer mais quantidade e alem disso elemina-se os fungos, vou experimentar obrigado pela dica

    ResponderEliminar

Mensagens populares