Seguidores

domingo, 23 de outubro de 2011

O meu estudio fotográfico! (Só para top-models!!)

Como já tinha tido oportunidade de dizer, não gosto nada de fotografar os meus pássaros. Tenho visto espelhado pela net, várias caixas ou pequenos estúdios fotográficos, que, a julgar pelas fotos, resultam bastante bem. Por isso decidi fazer uma pequena caixa fotográfica a partir de uma caixa de vinhos, em madeira. É justo dizer que o trabalho mais difícil coube ao meu pai. O que ele faz em minutos eu demoraria horas... e não ficava igual!

Foi feito o aproveitamento da caixa, retirada uma lateral e a tampa. Pintada de azul (ainda não percebi o porquê do azul...) por mim com uma lata de spray de tinta. 

Comprei vidros para a frente e para cima e ficou pronto. Em vez do vidro também testei com acrilico tansparente mas nas fotos notavam-se todas as imperfeições do acrilico por isso coloquei esta hipotese de parte rapidamente. Os reflexos no vidro também são um problema. Tentei colocar vidro anti-reflexo, mas este tipo de vidro é meio fosco o que inviabiliza a sua utilização...

Para o interior também testei forrar com cartolina, em vez de pintar. Abandonei a ideia uma vez que o primeiro pássaro que lá coloquei decidiu fazer as necessidades fisiológicas! E a cartolina é papel, não dá para limpar, o que significa que teria de a mudar várias vezes... daí ter optado pela tinta.

E ficou como mostram as imagens em baixo. Resta agora resolver o problema dos reflexos ao fotografar e o facto de que os pássaros, ao serem colocados na caixa, assustam-se pois tentam fugir porque não vêm o vidro nem a grade a que estão habituados, o que torna quase impossivel fotografá-los! Terei de colocar uma grade à frente da caixa, encostada ao vidro, de maneira que a ave se acalme para depois a poder fotografar...
Assim que consiga contornar estas duas situações colocarei cá fotos de mais algumas das minhas aves!

Se algum dos leitores ou visitantes deste blogue tiver soluções ou sugestões para estes dois problemas que ainda não resolvi, chegue-se à frente e comente! Agradeço!











Cumprimentos,
Rui

4 comentários:

  1. Muitos parabéns ficou muito fixe, agora só tens de arranjar maneira para não fazer reflexo.


    Será que se desligares o flash da camera não resolve o problema??

    Cumprimentos
    Miguel Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá, parece interessante. Por onde mete e tira os canários?
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares

    ResponderEliminar
  3. Caro Armindo, os canários entram por cima. A tampa de vidro não está fixa o que fez com que fosse desnecessário abrir uma porta.

    Cumprimentos,

    Rui

    ResponderEliminar
  4. Miguel, desligando o flash e facto não reflete a luz desse flash, mas continua a refletir a restante luz ambiente. Tenho de encontrar um local iluminado e que dispense o flash... vai ser preciso paciência...

    Cumprimentos,
    Rui

    ResponderEliminar

Mensagens populares