Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O esclarecimento que faltava sobre as aves anteriores!

Bom dia!

Depois de algumas respostas e sugestões tenho de esclarecer a situação. Neste caso o que se passou foi o seguinte: o casal que gerou estas aves é composto por um macho agata vermelho mosaico que é trisneto de um possível portador de topázio (possível portador de topázio é o filho de dois portadores, e que tem 25% de probabilidade de ser portador mas que fenotipicamente é igual aos clássicos, logo não se destinge deles). A mãe é bisneta de um casal também possível portador de topázio.

Ou seja, nunca neste casal nem nos seus antecessores saiu um pássaro assim... exceto este ano.

A minha dúvida foi logo: de onde apareceram estes opálas?? Depois, porque tenho a descendência das minhas aves toda informatizada desde que crio canários, fui ver a genealogia do casal e verifiquei a presença, longínqua, do gene topázio!!

Então fiquei na duvida, ou isto é topázio vermelho mosaico muito mau em termos de melaninas, por ex, ou então, por coincidência, num dos agatas que meto todos os anos no meu plantel, existia o gene opala, sem eu saber!! E agora manifestou-se! Perguntei a opinião a um amigo e ficamos na dúvida sobre o que seriam estas aves, ou agata topázio vermelho mosaico ou agata opala vermelho mosaico!! Daí ter colocado aqui e no meu blogue as fotos! E tive (tivemos) respostas interessantes!


Agora quanto ao chocolate, ajudem-me lá a decidir quem é o vencedor do mesmo!

Cumprimentos,
Rui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares