Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Legazin?? Já esteve mais longe...



Depois de três semanas de utilização do granulado da Versele-Laga, Nutribird C15, observo algumas situações que me deixam a repensar a escolha feita. Em primeiro lugar, o que se nota nas aves, é que uma boa parte delas desperdiça muito granulado. Simplesmente fica no fundo da gaiola. Pelo que pude observar isto acontece porque os granulos são demasiado grandes para o bico dos canários, o que faz com que, ao tentarem descascar esses granulos o deixam cair com muita frequência. Uma das soluções que encontrei para um dos meus passarecos que me deitava ao chão da gaiola um comedouro inteirinho de granulado foi moer o granulado na picadora. Ficando muito desfeito, ou mesmo em pó, o tal fulaninho já não o deita ao chão, e come-o todo! O grande problema é que esta solução terá de ser pontual, não me parece viável ter de moer o granulado de todas as aves que desperdiçam muito!

O deixar cair o granulado é um problema que não acontece com todos os canários, mas, ainda assim, acontece com uma boa parte deles... Conclusão, aumenta o desperdício! E faz-me lembrar o conhecido ditado, "O barato sai caro!"   

Apercebi-me também que cada ave tem a sua cor favorita. Uns comem os vermelhos todos, outros os verdes, o que é a maioria. Ora, no caso destas ultimas aves, as suas fezes saem verdes, coradas de verde! Ao lavar um tabuleiro com fezes dos pássaros que comeram só granulado verde a agua de lavagem fica verde! O problema não é, obviamente, a água ficar verde. O problema é que ponho a hipótese de existirem corantes nesse granulado para lhe dar as cores que apresenta... e corantes era coisa que eu não queria adicionar à dieta das minhas aves!

Posso também dizer que todas as aves que já se alimentam só com C15, sem sementes, estão de perfeita saúde. Não noto debilidade nenhuma nelas, apesar da dita cor verde das fezes... 

Vou aguardar mais uns dias e ver como a coisa corre. Espero que as que ainda não comem só o granulado o passem a fazer, uma vez que a essas já lhe forneço granulado misturado com sementes. Se essa habituação não acontecer com alguma rapidez estou tentado a experimentar o Legazin, pelo menos com esse grupo de aves. Como não fiz contrato com nenhuma marca, estou à vontade. 

Depois direi como as coisas correm.

Cumprimentos a todos!
Rui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens populares