Seguidores

sábado, 14 de janeiro de 2012

Legazin vs Nutribrid - Estudo comparativo

De seguida farei um pequeno estudo comparativo entre duas marcas de ração para canários, a Legazin F2 e a Nutribird C15 da Versele-Laga. Eis a minha opção:





Lá me decidi e entrei na aventura do granulado como alimentação para canários! Não foi uma decisão fácil, pois tive de pesar muito bem os prós e os contras. Todas as pessoas que dão granulado às suas aves dizem que foi o melhor que fizeram, pois reduz o tempo e os custos com a manutenção das suas aves, além de ser um alimento completo.

Existem no mercado algumas marcas de granulado para aves, mas, por questões de facilidade na aquisição desses produtos, apenas me debrucei sobre o Legazin F2 e o Nutribrid C15. Encontrei as seguintes vantagens e desvantagens em cada um deles:






Legazin F2:

Vantagens:

- A boa recomendação por parte de quem já usa.
- O facto de existir ração da Legazin especificamente para canários (Legazin F2) 

Desvantagens:

- Marca menos conhecida que a Versele-Laga e com menos projeção mundial e menos experiencia no setor da alimentação animal.
- Elaborado com produtos de panificação (??), será que usam restos de pão ou coisa parecida?
- O preço por Kg é mais elevado
- Rede de distribuição muito pequena
- Embalada em saco de papel.






 Nutribird C15:


Vantagens:

- mais barata que a Legazin
- a empresa é Belga, país com enorme potencial em termos de ornitologia
- granulado com 3 cores, o que chama a atenção das aves, facilitando assim a sua habituação.
- Distribuição muito alargada, pode ser encontrada em diversas lojas da especialidade.
- Embalagem em caixa de de 5Kg composta por sacos individuais de 1,250Kg o que facilita em muito a sua conservação, uma vez que apenas se abrem quantidades pequenas de cada vez não expondo assim todo o produto a humidades, pó ou outras situações que o poderiam deteriorar.
- Não há produto desfeito, todos os grânulos estão inteiros.
- é fornecido um esquema de habituação ao granulado, muito completo.

Desvantagens:

- O Nutribird C15 pode ser dado a outras espécies de aves, como exóticos, o que indica que não é uma ração especificamente para canários.
- Granulado de maiores dimensões o que pode dificultar a ingestão, uma vez que os canários (pelo que pude observar até agora!) partem-na no bico, podendo cair uma parte do grânulo, aumentando assim os desperdícios.

A composição de cada um é a seguinte: (Tive de colocar a tabela comparativa de cada um dos produtos em imagem uma vez que o Blogger não deixa criar tabelas...)

(Para ver a imagem anterior em tamanho grande fazer "guardar imagem" ou clicar sobre ela e depois desta aumentar clicar com o botão direito do rato e fazer "ver imagem")


A minha escolha recaiu sobre o Nutribird C15 devido essencialmente ao preço mais baixo e à boa reputação da marca que o produz, a Versele-Laga!

Daqui a algum tempo darei informações sobre como está a decorrer a adaptação das minhas aves ao Nutribird C15. No entanto, posso dizer já que ao fim de 4 dias em que forneço granulado e mistura de sementes ao mesmo tempo e em comedouros separados, já tenho aves que esvaziam o comedouro do granulado, sinal que a habituação parece ser fácil.

Espero ter ajudado quem estiver indeciso neste tipo de alimentação. No meu caso procurei bastante um artigo deste género em vários sites e blogues e não encontrei. Ei-lo.

Sobre cada um dos produtos poderá encontrar mais informações em:

Nutribird: www.versele-laga.com
Legazin: www.legazin.com

Cumprimentos,
Rui

1 comentário:

  1. Olá,
    Já utilizei o granulado e há uma coisa muito importante que mais tarde ou mais cedo todos se vêm a queixar, é que o granulado engorda os canários, por isso deixei de o usar.
    Saudações ormitófilas.

    ResponderEliminar

Mensagens populares